Em espanhol, a palavra tertúlia se refere a uma reunião de pessoas que se juntam habitualmente para conversar, abordando assuntos que lhe interessam. Esta dinâmica, que visa promover a interação oral, está inspirada nas tertúlias que floresceram em muitas cidades latino-americanas no século XIX, em que artistas plásticos/as, músicos/as, poetas e poetizas, escritores/as, jornalistas e seus seguidores e apoiadores costumavam se reunir para apresentar suas novas obras, para discutir sobre os rumos (e os sem rumos) da política nacional, para compartilhar as “novidades” do velho mundo, ou simplesmente para usufruir de um momento de sociabilidade.

Nossa Tertúlia é pensada como um espaço de encontro de pessoas de origem ou ascendência espanhola ou hispano-americana, e que como tais dominam a língua espanhola, mas nem sempre têm a oportunidade de falar “sua língua” no âmbito público; pessoas que já investiram algum tempo, estudando a língua ou moraram no exterior, e querem manter e/oi ampliar os conhecimentos adquiridos e, finalmente, pessoas que estão dando os primeiros passos na sua aprendizagem do idioma e desejam potencializar esse processo com momentos de imersão lingüística e cultural.

Essa diversidade do grupo possibilita a troca de conhecimentos e experiências, reviver memórias e histórias e, também, compartilhar projetos relacionados com a língua e culturas espanhola e hispano-americana, assim ao mesmo tempo em que estabelecemos e/ou reforçamos os laços que nos unem no tempo com essa/s cultura/s.

Os temas abordados na Tertúlia são estabelecidos a partir da manifestação de interesse dos/as participantes, que no primeiro encontro, explicitam os temas que gostariam que fossem abordados. Assim, é conformado um banco de temas a serem sorteados em cada encontro. Esse banco é alimentado com a chegada de novos participantes, a partir de novas experiências de vida dos membros do grupo, ou suscitados pelos próprios acontecimentos sociais, culturais, políticos etc.

Assim, a Tertúlia constitui um ótimo espaço de aprendizagem multicultural, convidativo e participativo para todos/as os/as interessados/as em manter, reforçar, conquistar e compartilhar conhecimentos da língua e culturas espanhola e hispano-americana.