Nasci na Argentina. Lá me formei como professora de Língua, Literatura e Latim, e Licenciada em Ensino da Língua e Comunicação. Atuei como professora em escolas públicas e particulares de educação básica.

Em 2002, realizei um estágio acadêmico na Universidade de Barcelona (UB, Espanha), e fui professora de espanhol para estrangeiros, na Escola de Educação de Pessoas Adultas La Verneda de Sant Martí, em Barcelona. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois meus alunos provinham de diversos países, como China, Sudão, Paquistão, Marrocos, entre outros.

Já no Brasil, enquanto realizava o Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Carlos, costumava ser procurada por colegas para auxiliá-los na sua aproximação à língua e culturas hispano-americanas, preparando-os para exames de proficiência exigidos para a realização de intercâmbios e estágios acadêmicos na Espanha ou outros países hispano-falantes. Também, professores/as e pesquisadores/as recorriam a mim, solicitando traduções de palestras, artigos e outros documentos do âmbito acadêmico.

Ao longo dos últimos quinze anos, de forma paralela à minha trajetória acadêmica, me desempenhei como professora de espanhol para estrangeiros.

Em 2016, novamente na Espanha, realizando um estágio de pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, tive a oportunidade de dar aulas para uma jovem iraniana. Essa experiência, vivenciada num contexto de migrações tão intenso, de encontro (e desencontros) entre culturas, me fez perceber que aprender outra língua constitui uma necessidade premente para o desenvolvimento pessoal e profissional de muitas pessoas e que eu podia contribuir efetivamente nesse processo.

Assim, optei por dar um novo lugar ao ensino de espanhol na minha vida, assumindo toda a bagagem cultural, profissional, acadêmica e pessoal reunida nessa trajetória, para construir meu próprio campo de atuação profissional.


Adriana Marcela Bogado
Licenciada em Letras (habilitação em Espanhol)
Mestre e Doutora em Sociologia
PhD em Educação