É uma área do ensino do espanhol que vem ganhando relevância desde a década de 1990. O espanhol para fins específicos objetiva o domínio da língua utilizada por profissionais em determinado contexto laboral, como acadêmico, empresarial, turístico, entre outros.

Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem parte do perfil da/o cliente, sua área de atuação e necessidades formativas, construindo um programa de estudo para a aquisição de competências que lhe permitam estabelecer uma comunicação especializada na língua.

Salienta-se a potencialidade da aprendizagem em contexto laboral, utilizando textos reais, situações vivenciadas na profissão, participação ativa da/cliente na apresentação de problemas profissionais e caminhos de resolução.

A aprendizagem da língua especializada envolve também o conhecimento da “cultura profissional” do contexto específico, suas normas, formas de interação, etc.

  • Espanhol acadêmico

O desafio da internacionalização das universidades federais e estaduais vem sendo promovida pelas próprias instituições de ensino como um dos quesitos para a excelência acadêmica, sendo também valorizado pelas agências de financiamento. Nesse sentido, o domínio da língua especializada pode se tornar um obstáculo concreto para os professores(as) e pesquisadores (as) que pretendem ampliar seus horizontes, criando novas redes de conhecimento ou tornando mais ativas as já tentam manter.

  • Espanhol dos negócios

O âmbito empresarial é um campo de vanguarda nos processos de internacionalização no contexto de globalização atual. Contudo, segundo uma pesquisa financiada pela FAPESP, referente ao comportamento das multinacionais brasileiras, destaca vários obstáculos que estas enfrentam para cruzar as fronteiras.

Além da falta de tradição para se espelhar em outras experiências bem-sucedidas, o fato de não dominar a língua costuma ser um empecilho para atingir novos mercados.

Desenvolver uma competência comunicativa no espanhol possibilita contar com uma ferramenta valiosa no cotidiano da empresa e se reflete no retorno financeiro desses profissionais, como revela uma pesquisa salarial da Catho Empresas*.

*O domínio de outro idioma, mais do que um atributo pessoal. Disponível em: <http://www.catho.com.br/salario/action/artigos/O_dominio_de_outro_idioma_mais_que_um_atributo_pessoal.php>.